Magia / Goétia de Salomão ou Salomônica

As Clavículas de Salomão (do latim Clavis Salomonis) também conhecido como As Chaves de Salomão é um dos mais célebres e enigmáticos livros de ocultismo da história. Ao mesmo tempo em que é referência frequente em outros tantos tratados e citado constantemente por vários ocultistas.
Segundo a lenda, Salomão lidava tanto com espíritos angelicais quanto com os demoníacos, chegando a considerar que parte de sua tarefa no mundo era a de controlar o poder dos espíritos infernais. O livro (grimório) As Clavículas de Salomão descreve sobre as técnicas e procedimentos magisticos para evocar e/ou invocar seres espirituais e coloca- los a favor do mago. A origem do grimório é incerta e a autoria atribuída ao bíblico Rei Salomão também é pouco provável.
É possível que livro Clavis Salomonis tenha sido elaborado no século XII da era cristã na região antiga do Império Bizantino (parte da Europa, África e Ásia); Apesar de ter ganhado notoriedade apenas a partir do século XVII com o Renascimento. Mesmo assim, há algumas versões que surgiram no mesmo período e têm uma estrutura bastante diferente entre si, tanto de conteúdo quanto de linguagem. Fato que apenas amplia as lacunas sobre a real procedência do original.
Ars Goetia era o título da primeira seção de A Chave Menor de Salomão, e que contêm descrições dos 72 (setenta e dois) demonios que o Rei Salomão se diz ter evocado e confinado em um vaso de bronze selada com símbolos mágicos, e que ele obrigava-os a trabalhar para ele. Há também uma lenda que diz quando Salomão foi derrotado, o exército que entrou e encontrou o vaso de bronze abriu com força e como você pode imaginar, nada de bom saiu de lá. O Ars Goetia atribui uma posição e um título de nobreza a cada membro da hierarquia infernal, e dá aos demônios "sinais que têm que pagar a fidelidade", ou selos.
Os nomes dos demônios são tomadas a partir da Ars Goetia, que difere de termos de número e classificação do Pseudomonarchia Daemonum. Como resultado de múltiplas traduções, existem vários dados para alguns dos nomes que constam de artigos que lhe dizem respeito e mesmo em relação ao livro Testamento de Salomão, mas os poderes destes possuem claros paralelos entre as obras, possivelmente tendo sido derivados de uma mesma versão de escritos mais antigos.