Magia / Oráculo do Baralho Cigano - Petit Lenormand
Composto de 36 cartas, em essência o baralho cigano ou Petit Lenormand é um jogo de adivinhação, ou seja, um oráculo, usado para consultar o passado, presente e prever o futuro.
Trazido ao Brasil pelo povo cigano, por isso do nome, esse oráculo sofreu alterações culturais significativas em algumas de suas cartas, o que gerou um leque ainda maior de interpretações, chegando ao ponto de ser cada vez mais comum ouvir os termos escola brasileira e escola europeia.
Isso sem mencionar que cada autor pode criar o próprio deck, como por exemplo, Ciro Marchetti que estendeu para 40 o número de lâminas em seu deck Gilded Reverie.
Entender plenamente o significado das cartas individualmente é a base para obter respostas claras e necessárias quando usamos este jogo.
Cada carta tem a capacidade de responder afirmativamente ou negativamente ao oraculista, isto é o que chamamos de polaridade.
Para além dessa capacidade, cada carta também tem os mais variados significados que irão depender do contexto da pergunta, do deck utilizado, das combinações e jogadas, da técnica, instrução e intuição do oraculista.
Dominar o baralho cigano requer estudo, análise de símbolos, vocabulário e muita prática para responder assertivamente às questões.
Seja qual for seu objetivo: ser um oraculista profissional ou aprender a ler para si mesmo(a), este guia irá te ajudar nesta jornada.
Significado de cada carta do Baralho Cigano - Petit Lenormand
1 - O Cavaleiro - 9 de Copas
2 - O Trevo - 6 de Ouros
3 - O Navio - 10 de Espadas
4 - A Casa - Rei de Copas
5 - A Árvore - 7 de Copas
6 - As Nuvens - Rei de Paus
7 - A Serpente - Dama de Paus
8 - O Caixão - 9 de Ouros
9 - O Buquê - Dama de Espadas
10 - A Foice - Valete de Ouros
11 - O Chicote - Valete de Paus
12 - Os Passáros - 7 de Ouros
13 - A Criança - Valete de Espadas
14 - A Raposa - 9 de Paus
15 - O Urso - 10 de Paus
16 - A Estrela - 6 de Copas
17 - A Cegonha - Dama de Copas
18 - O Cachorro - 10 de Copas
19 - A Torre - 6 de Espadas
20 - O Jardim - 8 de Espadas
21 - A Montanha - 8 de Paus
22 - O Caminho - Dama de Ouros
23 - Os Ratos - 7 de Paus
24 - O Coração - Valete de Copas
25 - O Anel - Às de Paus
26 - O Livro - 10 de Ouros
27 - A Carta - 7 de Espadas
28 - O Homem - Às de Copas
29 - A Mulher - Ás de Espadas
30 - Os Lírios - Rei de Espadas
31 - O Sol - Às de Ouros
32 - A Lua - 8 de Copas
33 - A Chave - 8 de Ouros
34 - Os Peixes - Rei de Ouros
35 - A Âncora - 9 de Espadas
36 - A Cruz - 6 de Paus
Origem do Baralho Cigano
A origem do baralho cigano é europeia e já teve diversos nomes e diferentes números de lâminas. Sibila, Jogo da Esperança, Petit Lenormand e Grand Lenormand são algumas das versões desse oráculo.
No acervo do Museu Britânico consta um conjunto de 32 cartas austriaco-alemão pertencentes ao baralho “Les Amusements des Allemands” e segundo pesquisadores, este baralho é o antecessor dos diversos decks subsequentes.
Sua popularidade por toda a Europa, deu-se principalmente após a associação com a famosa ocultista francesa Mlle. Lenormand no século XIX.
Decks passaram a ser vendidos com seu nome, a fim de agregar confiabilidade ao jogo.
Marie-Anne Adélaide Lenormand foi uma vidente prestigiada e intelectualizada, dona de uma livraria que prestava serviços de divinação no porão. Sua fama veio sobretudo quando passou a ser a conselheira de Joséphine Bonaparte, esposa de Napoleão.
Sua assertividade como vidente era extremamente reconhecida pela sociedade na época. Por isso seu nome passou a ser usado marketeiramente.
Contudo, se a própria madame Lenormand usou o oráculo que leva seu nome, é um mistério. Pois o fenômeno petit lenormand é após seu falecimento.
No Brasil, este oráculo foi trazido pelos ciganos e logo passou a ser conhecido como “baralho cigano”, seu uso foi popularizado rapidamente de tal maneira que hoje temos uma vertente, chamada de escola brasileira de baralho cigano.
Naipes
Atentar-se aos naipes quando lemos o baralho cigano é opcional e serve como complemento de leitura, até porque muitos decks, nacionais e importados simplesmente não os usam.
Contudo, as cartas do baralho cigano estão divididas em quatro grupos, cada um associado a um elemento da natureza, saber disso pode trazer clarificação e clareza ao jogo.
♠ Espadas - elemento AR
Mente; Inteligência e Estratégia. Gêmeos, Libra e Aquário.
♣ Paus - elemento Fogo
Ação; Instinto e Espiritualidade. Áries, Leão e Sagitário.
♦ Ouros - elemento Terra
Matéria; Solidez e Finanças. Touro, Virgem e Capricórnio.
♥ Copas - Elemento água
Emoção; Sensibilidade e Intuição. Câncer, Escorpião e Peixes.
Cartas da corte
Rei - Associado a figuras masculinas experientes e maduras.
Dama - Associado a figuras femininas experientes e maduras
Valete - Associado a figuras joviais (masculino e feminino) e inexperientes.