Magia / Oráculo das runas nórdicas - Futhark

O que são runas? Em nórdico antigo (rún) e em inglês antigo (run, rune), poderíamos traduzir o termo como “mistério”, “segredo” ou “conhecimento secreto”.
“Mistério”… Esta palavra já diz muito, pois as runas são entendidas desta maneira. Além de usadas como oráculo, também possuem destaque como símbolos mágicos.

Ao pesquisarmos sobre runas, encontramos termos como runas nórdicas, runas germânicas, runas vikings, elder futhark, younger futhark e por ai vai.
Existem também vários alfabetos de runas, estes variam em sua quantidade de símbolos, cujo o numero delas é 18, 24, 28 e 33.
Neste post, daremos maior destaque ao de 24 runas, também chamado de Elder Futhark / Futhark ansião. Em algumas versões, ele possuí 25 runas, sendo uma delas sem símbolo algum e é definida como a primeira runa, é a runa Odin e representa o símbolo do mistério, do desconhecido.

Os 24 símbolos são divididos em 3 grupos de 8 runas, estes grupos são chamados de Aett. Aett é o singular de Aettir e significa, em norueguês antigo, "família" ou "tribo".

Runas Aett

Significado de cada runa nórdica Futhark

Feoh ou Fehu
Uruz ou Ur
Thurisaz ou Thorn
Ansuz ou Os
Raido ou Rad
Kenaz ou Kano
Gebo ou Geofu
Wunjo ou Wyn
Hagalaz ou Hagal
Nauthiz ou Naudhiz
Isa ou Is
Jera ou Ger
Eihwaz ou Eoh
Perthro ou Perdhro
Algiz ou Eolh
Sowelo ou Sowilo
Tiwaz ou Teiwaz
Berkana ou Beorc
Ehwaz ou Eow
Mannaz ou Mann
Laguz ou Lagu
Inguz ou Ingwaz
Dagaz ou Daeg
Othala ou Odal
Wyrd ou Odin

As runas e a mitologia nórdica

Segundo a mitologia nórdica Odin, antes de ser adorado como deus, era um homem comum, Odin foi preso depois de anos burlando as leis germânicas e foi condenado a morrer preso à uma árvore.

O condenado deveria ser amarrado na árvore sagrada( Yggdrasil ) em Asgard, por nove dias e nove noites de cabeça para baixo, quando sem bebida nem comida, morreria dentro de muito pouco tempo. Entretanto, foi durante este castigo que Odin encontrou pedras brilhantes dentro de um lago sob o qual ele fora dependurado.

Odin

Odin conseguiu escapar e apoderou-se daquelas fascinantes pedras desenhadas que tanto o encantaram e viveu durante anos, escondido nas montanhas do alto Rio Reno. Nesse tempo, ele conseguiu desvendar seus mistérios e elaborar vários hieróglifos, quase todos baseados na escrita germânica, e um significado especial para cada um deles. Depois, então, os revelou aos mortais.

Por volta de 150 a.C à 250 a.C. uma tribo Germânica estabeleceu o sistema fonético conhecido por : “FUTHARK” derivado das seis primeiras runas. Assim teria sido criada a escrita alfabética, partindo de um modelo encontrado no norte da Itália.

As runas como oráculo

Os oráculistas que utilizavam runas eram conhecidos como os ” Praticantes de Rumenal”, que sacudiam a bolsa que continha as pedrinhas e espalhavam-nas pelo chão, interpretando os seus significados, através de seus símbolos, invertidos ou não. Foi por volta de 117 d.C. que as runas chegaram ao Ocidente, trazidas pelas mãos dos emissários, aventureiros e comerciantes, que propagaram este método, utilizando madeira, metal ou até mesmo o couro.

As runas, denominadas formam um conjunto com 24 peças divididas em três grupos de oito símbolos. Obs: a runa branca não é um símbolo. As runas são sorteadas como um oráculo para realizar previsões. Algumas runas são lidas com significado diferente quando se apresentam invertidas.

O primeiro grupo de runas diz respeito às realizações físicas.
O segundo grupo refere-se às realizações emocionais.
O terceiro grupo refere-se às realizações espirituais.



Esta postagem lhe foi útil? Por favor, deixe seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão logo abaixo. Seu comentário é importante para nós. Lembrando que não colocamos anuncios nem links que redirecionam para outras páginas, tudo isto, visando a facilidade de acesso ao nosso conteúdo e downloads

Desejo ser notificado sobre respostas deste comentário.



Comentários (0)

Carregar todos os comentários


Outras postagens da categoria Magia que podem lhe interessar

Os 72 nomes de Deus e o Sagrado Anjo Guardião
O que são os 72 daemons da Goétia?
Oráculo do Tarot - Tarô
Oráculo das runas nórdicas - Futhark
Oráculo das Runas das Bruxas
Pedras e Cristais Esotéricos


Fale conosco através do whatsapp