Magia / Os 72 nomes de Deus e o Sagrado Anjo Guardião

A angelologia estuda a existência dos seres angelicais e seu papel na história da humanidade; por esta razão os anjos estão muito presentes nas escrituras sagradas de diversos povos e culturas. A expressão ‘anjo’, vem do latim ‘angelus’ e do grego ‘ággelos’, e significa mensageiro.

Estes seres espirituais pertencem a uma hierarquia mais elevada, transcendendo, assim, a condição humana. Trabalham em nome de Deus como ajudantes ou portadores de suas mensagens aos seres humanos. Seus poderes são ilimitados, pois não estão ligados a materia, como nós.

Geralmente os anjos são descritos como criaturas providas de asas e de um halo dourado em torno de sua cabeça; eles possuem uma beleza incomparável, destacada por sua intensa suavidade e por uma luz divina que emana de seu interior. Não é incomum vê-los representados, principalmente na arte ocidental, como crianças puras e virtuosas, no entanto, em textos mais antigos, podem ser descritos de maneiras monstruosas ou até mesmo bizarras, chegando a ter formas de objetos, de acordo com o antigo testamento, por exemplo.

As pesquisas dentro do Cristianismo revelam que eles foram os responsáveis por inúmeros milagres bíblicos; uma de suas principais missões é contribuir para que a humanidade caminhe cada vez mais na direção da Luz Maior.

Anjos

No Islamismo, no Zoroastrismo, no Espiritismo, no Hinduísmo e no Budismo, entre outras religiões, os anjos são descritos sob denominações distintas e muitas vezes possuem qualidades e papéis distintos daqueles definidos pelos judeus e cristãos.

A doutrina espírita apresenta similaridades com a vertente cristã, tendo os anjos como seres mais evoluídos espiritualmente e mais próximas da perfeição e de Deus; A Cabalá os considera da mesma forma, e ainda diz que eles estão acima dos homens e abaixo dos arcanjos.

Os muçulmanos dizem que os anjos estão entre o bem e o mal, enquanto no Hinduísmo e no Budismo eles sã seres que iluminam a sí mesmos, são dotados de inúmeras habilidades especiais e alguns apresentam um corpo físico que lhes permitem o acesso à alimentação como qualquer pessoa.

A hierarquia dos anjos

Os anjos normalmente são divididos em várias hierarquias, as quais variam de acordo com a tradição religiosa e os autores que propuseram a classificação. A divisão mais comum abrange a primeira tríade, integrada pelos seres próximos do Criador – serafins, querubins e tronos. A segunda tríade apresenta os Príncipes da Corte Celestial, entre eles as dominações, as virtudes e as potestades. A terceira tríade inclui os mais próximos de nós, os principados, os arcanjos e os anjos.

Hierarquia dos anjos

Primeira Esfera

Este sao os anjos mais próximos do Criador, eles guardam os místérios do divino, dentre eles temos;

Serafins: Responsáveis por guardar o trono sagrado, são os anjos mais velhos e mais evoluídos.

Querubins: Protegem os portões do Jardim do Éden e árvore da vida após a traição de Adão e Eva.

Tronos: Mantém a ordem e a segurança do poder divino.

Segunda esfera

Realizam as ordens divinas entre o céu e a terra.

Dominações: Removem obstáculos dos caminhos e operam milagres. Também controlam a natureza, podendo acalmar tempestades, maremotos e terremotos.

Potestades: Auxiliam a concretizar o pensamento do Criador, protegem os humanos contra as forças do mal.

Terceira Esfera

São os anjos que agem diretamente perante nós

Principados: Instruem e levam mensagens divinas para autoridades e governantes. Zelam pelas nações.

Arcanjos: São os mais conhecidos, pois são encarregados das revelações à humanidade. Como o caso do Arcanjo Gabriel, quando anunciou a gravidez de Maria.

Anjos da Guarda: São os mais próximos de nós. São eles que cuidam, orientam e protegem a humanidade dos perigos.

A aparência física dos anjos

As primeiras histórias que mencionam a existência de anjos remontam aos tempos bíblicos; a descrição mais antiga de um anjo reporta-se a 4000 a.C. na cidade de Ur, localizada no Oriente Médio. Estas narrativas povoam o Antigo Testamento.

Os anjos são seres espirituais (Hebreus 1:14), então não possuem uma forma física definida. Entretanto, alguns anjos têm o poder de se manifestar na forma humana. Em Gênesis 18:1-19, Deus e dois anjos apareceram como homens e comeram uma refeição com Abraão. Os anjos aparecem como homens muitas vezes ao longo da Bíblia (Josué 5:13-14, Marcos 16:05), e não há menções de se manifestarem como mulheres.

Aparencia dos anjos

Outras vezes os anjos não apareceram como seres humanos, mas como criaturas de várias cabeças, sendo cada uma de animais diferentes ou até mesmo se manifestavem com a forma de rodas com inúmeros olhos em sua volta. Frequentemente as primeiras palavras destes anjos eram "não tenha medo" porque o medo extremo era uma reação tão comum. Os guardas da tumba de Jesus ficaram como mortos quando viram o anjo do Senhor (Mateus 28:4). Os pastores nos campos em Lucas 2 se encheram de "grande temor" quando o anjo do Senhor apareceu e a Sua glória brilhou ao redor deles.

Quanto às características físicas, os anjos são frequentemente descritos como alados (com asas). As imagens de querubins sobre a arca da aliança tinham asas que cobriam o propiciatório (Êxodo 25:20). Isaías viu os serafins alados em sua visão do trono do céu, cada um com seis asas (Isaías 6:2). Ezequiel também teve visões de anjos alados. Isaías 6:1-2 descreve os anjos com características humanas - vozes, rostos e pés. Menciona-se vozes de anjos cantando e louvando a Deus em várias outras passagens. Uma das descrições mais completas de um anjo é em Daniel 10:5-6: "levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz; o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como um relâmpago; os seus olhos eram como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como o brilho de bronze polido; e a voz das suas palavras como a voz duma multidão." O anjo no túmulo de Jesus foi igualmente descrito: "o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve" (Mateus 28:3).

Os anjos dentro da magia

São diversos os grimórios de magia que tratam de seres angélicos, dentre eles podemos citar; As Chaves de Salomão, Lemegeton, O Livro de Raziel - Sepher Ha Raziel, A magia sagrada de AbraMelin, dentre centenas de outros. Cada um destes livros se referem a diferentes classes de anjos e as formas de invocá-los. Ainda hoje, são lançados uma infinidade de livros sobre métodos e técnicas de invocação de anjos e arcanjos, muitos deles baseados em grimórios antigos e em sua maioria muito relevantes e úteis para magistas.

Dentro da alta magia, os poderes dos anjos são geralmente atribuídos à regências planetárias. Alguns magistas dizem que os arcanjos são regidos por determinados planetas enquanto outros dizem que são os arcanjos que regem as forças planetárias, tamanho o poder deles. Aqui vou considerar que são os arcanjos que regem as forças planetárias.

Temos como exemplo, o arcanjo Gabriel que rege a Lua, desta forma, suas habilidades tem relação com este "planeta", pois trata de mensagens através de sonhos, revelações e acalmar sentimentos. Outro exemplo é do arcanjo Samael, que rege Marte, ele é indicado para resolver situações de conflitos e aumentar a força de vontade e a coragem, todas virtudes de Marte.

Arcanjos

Confira abaixo a regência planetária e os poderes de alguns dos arcanjos

Metatron
Raziel - Ratziel
Cassiel - Auriel
Uriel - Sachiel
Camael - Samuel
Raphael
Anael - Haniel
Michael - Miquel
Gabriel
Sandalphon

Há também os anjos que regem os signos do Zodiaco, aqueles que regem as horas do dia e da noite e também aqueles que regem as estações do ano.

Uma das classes mais conhecidas, é a dos 72 anjos cabalísticos, também chamados de 72 nomes de Deus. Estes anjos são o foco de nosso curso gratuito para iniciantes, acesse já o curso de invocação dos 72 anjos da Cabalá, clicando aqui.

Nosso curso avançado aborda outros métodos de invocação com os 72 anjos cabalísticos, além de outros sistemas de magia angélica, dentre eles, Trithemius, Ars Almadel, Abramelin e 72 Angels of Magick Instant Access to the Angels of Power. acesse já o curso avançado de invocações de anjos e arcanjos, clicando aqui.

A Cabalá

Antes de falar sobre os 72 anjos cabalísticos, é interessante entender um pouco sobre a Cabalá.

A Cabalá é uma doutrina esotérica judaica que busca a comprensão do Criador e de tudo que existe. Esta palavra vem do hebraico e tem o sentido de "receber" ou "aquilo que foi recebido". Esta doutrina lida com questões religiosas e filosóficas.

Este lado mistico do Judaísmo foi mantido em segredo durante séculos, inacessível para a maioria das pessoas, destinado apenas ao conhecimento de poucos escolhidos. De acordo com as lendas hebraicas, este conhecimento milenar foi revelado por Deus a Moisés ou pelo arcanjo Raziel para Adão. A partr daí, foi transmitida oralmente de uma geração para outra.

Cabalá

Este corpo doutrinário é composto por símbolos complexos, melhor dizendo, por letras, palavras, números e acentos que pertencem à Sagrada Escritura, os quais supostamente estão cheios de significados ocultos. Os adeptos do esoterismo hebraico subvertem as tradições judaicas quando dão uma interpretação alternativa aos textos sagrados. Através da experiência cabalística é possível ter um contato mais próximo com o Criador, sentir sua essência divina e evoluir espiritualmente.

Os Cabalistas afirmam que não é fácil percorrer este caminho, pois existem coisas divinas que não estão disponíveis para os humanos, ou seja, não é possível compreendê-lo pela razão humana. Há no interior de cada um qualidades divinas que, segundo os iniciados, são partes do que eles chamam de Árvore da Vida. Este símbolo é composto pelas dez sefirot ou inteligências, criadas por Deus e inseridas na essência de todos os seres vivos.

Os 72 anjos cabalísticos

Os 72 anjos da cabalá, também conhecidos como os anjos Shem HaMephorash, estão entre as figuras angelicais mais populares no ocultismo. Estes seres de luz ou gênios cercam o trono de Deus. Cada um deles tem habilidades especiais e podem ser invocados em períodos específicos.

Os cabalistas explicam que cada nome hebraico de Deus denota uma forma diferente por meio da qual o homem percebe o Onipotente. Por vezes, podemos sentir o amor do Todo-Poderoso, por vezes testemunhamos sua força assombrosa, e em outros momentos vemos seu poder na natureza. Cada um dos diferentes atributos de Deus que o homem reconhece é caracterizado por um nome em específico. O nome YHWH reflete o sentir do seu amor, Adonai é o nome que descreve o fato de que ele é o mestre de tudo, e Shadai reflete seu poder de domínio. Os 72 nomes de Deus seguem este mesmo padrão.

O termo Shem HaMephorash a princípio descrevia o tetragrama YHWH, o nome mais sagrado de Deus, mas há uma relação entre os nomes derivados destes versículos e o tetragrama, pois 72 é o valor que resulta de uma das várias formas de se somar as letras do nome divino. O Shem HaMephorash não é um único nome, mas um nome múltiplo, formado por 72 agrupamentos de 3 letras cada (triplicidades). Cada três letras desses versículos, quando dispostas de determinada forma, constitui um nome divino.

Os anjos cabalísticos são muito difundidos como os anjos da guarda de cada um de nós, para descobrir qual é o seu anjo guardião, basta saber sua data de nascimento.

72 anjos Cabalísticos

OBSERVAÇÃO: Quem nasceu nos dias: 05 de Janeiro, 19 de Março, 31 de Maio, 12 de Agosto ou 24 de Outubro; não têm um anjo especifico, pois possuem uma essência angelical muito forte, provavelmente recebida de vidas passadas. Esses dias são consagrados aos Anjos Universais ou Gênios da Humanidade. Você que nasceu em um desses dias, é considerado uma divindade cármica, com a missão de guardar a humanidade e após estudar as características de cada anjo poderá escolher aquele com o qual melhor se identificar, para ser o seu anjo guardião.

Descubra seu anjo da guarda, baseado em sua data de nascimento. Para saber mais detalhes sobre seu anjo da guarda, basta clicar no nome dele. Veja na tabela abaixo. Os 72 anjos cabalísticos são o foco de nosso curso gratuito para iniciantes, acesse já o curso de invocação dos 72 anjos da Cabalá, clicando aqui.

Anjo Rege os aniversariantes de
1 - Vehuiah 01 junho 13 agosto 20 março 25 outubro 06 janeiro
2 - Jeliel 02 junho 14 agosto 21 março 26 outubro 07 janeiro
3 - Sitael 03 junho 15 agosto 22 março 27 outubro 08 janeiro
4 - Elemiah 04 junho 16 agosto 23 março 28 outubro 09 janeiro
5 - Mahasiah 05 junho 17 agosto 24 março 29 outubro 10 janeiro
6 - Lelahel 06 junho 18 agosto 25 março 30 outubro 11 janeiro
7 - Achaiah 07 junho 19 agosto 26 março 31 outubro 12 janeiro
8 - Cahethel 08 junho 20 agosto 27 março 01 novembro 13 janeiro
9 - Haziel 09 junho 21 agosto 28 março 02 novembro 14 janeiro
10 - Aladiah 10 junho 22 agosto 29 março 03 novembro 15 janeiro
11 - Laoviah 11 junho 23 agosto 30 março 04 novembro 16 janeiro
12 - Hahaiah 12 junho 24 agosto 31 março 05 novembro 17 janeiro
13 - Yesalel 13 junho 25 agosto 01 abril 06 novembro 18 janeiro
14 - Mebahel 14 junho 26 agosto 02 abril 07 novembro 19 janeiro
15 - Hariel 15 junho 27 agosto 03 abril 08 novembro 20 janeiro
16 - Hacamiah 16 junho 28 agosto 04 abril 09 novembro 21 janeiro
17 - Lahuviah 17 junho 29 agosto 05 abril 10 novembro 22 janeiro
18 - Caliel 18 junho 30 agosto 06 abril 11 novembro 23 janeiro
19 - Leuviah 19 junho 31 agosto 07 abril 12 novembro 24 janeiro
20 - Pahaliah 20 junho 01 setembro 08 abril 13 novembro 25 janeiro
21 - Nelchael 21 junho 02 setembro 09 abril 14 novembro 26 janeiro
22 - Yeiaiel 22 junho 03 setembro 10 abril 15 novembro 27 janeiro
23 - Melahel 23 junho 04 setembro 11 abril 16 novembro 28 janeiro
24 - Haheuiah 24 junho 05 setembro 12 abril 17 novembro 29 janeiro
25 - NithHaiah 25 junho 06 setembro 13 abril 18 novembro 30 janeiro
26 - Haaiah 26 junho 07 setembro 14 abril 19 novembro 31 janeiro
27 - Ierathel 27 junho 08 setembro 15 abril 20 novembro 01 fevereiro
28 - Seheiah 28 junho 09 setembro 16 abril 21 novembro 02 fevereiro
29 - Reyel 29 junho 10 setembro 17 abril 22 novembro 03 fevereiro
30 - Omael 30 junho 11 setembro 18 abril 23 novembro 04 fevereiro
31 - Lecabel 01 julho 12 setembro 19 abril 24 novembro 05 fevereiro
32 - Vassahiah 02 julho 13 setembro 20 abril 25 novembro 06 fevereiro
33 - Yehuiah 03 julho 14 setembro 21 abril 26 novembro 07 fevereiro
34 - Lehahiah 04 julho 15 setembro 22 abril 27 novembro 08 fevereiro
35 - Chavahiah 05 julho 16 setembro 23 abril 28 novembro 09 fevereiro
36 - Menadel 06 julho 17 setembro 24 abril 29 novembro 10 fevereiro
37 - Aniel 07 julho 18 setembro 25 abril 30 novembro 11 fevereiro
38 - Haamiahl 08 julho 19 setembro 26 abril 01 dezembro 12 fevereiro
39 - Rehael 09 julho 20 setembro 27 abril 02 dezembro 13 fevereiro
40 - Yeiazel 10 julho 21 setembro 28 abril 03 dezembro 14 fevereiro
41 - Hahael 11 julho 22 setembro 29 abril 04 dezembro 15 fevereiro
42 - Micael 12 julho 23 setembro 30 abril 05 dezembro 16 fevereiro
43 - Veuliah 13 julho 24 setembro 01 maio 06 dezembro 17 fevereiro
44 - Yelaiah 14 julho 25 setembro 02 maio 07 dezembro 18 fevereiro
45 - Sehaliah 15 julho 26 setembro 03 maio 08 dezembro 19 fevereiro
46 - Ariel 16 julho 27 setembro 04 maio 09 dezembro 20 fevereiro
47 - Assaliah 17 julho 28 setembro 05 maio 10 dezembro 20 fevereiro
48 - Mihael 18 julho 29 setembro 06 maio 11 dezembro 22 fevereiro
49 - Vehuel 19 julho 30 setembro 07 maio 12 dezembro 23 fevereiro
50 - Daniel 20 julho 01 outubro 08 maio 13 dezembro 24 fevereiro
51 - Hahassiah 21 julho 02 outubro 09 maio 14 dezembro 25 fevereiro
52 - Ymamiah 22 julho 03 outubro 10 maio 15 dezembro 26 fevereiro
53 - Nanael 23 julho 04 outubro 11 maio 16 dezembro 27 fevereiro
54 - Nithael 24 julho 05 outubro 12 maio 17 dezembro 28/29 fevereiro
55 - Mebahiah 25 julho 06 outubro 13 maio 18 dezembro 01 março
56 - Poiel 26 julho 07 outubro 14 maio 19 dezembro 02 março
57 - Nemamiah 27 julho 08 outubro 15 maio 20 dezembro 03 março
58 - Yeialel 28 julho 09 outubro 16 maio 21 dezembro 04 março
59 - Harahel 29 julho 10 outubro 17 maio 22 dezembro 05 março
60 - Mitsrael 30 julho 11 outubro 18 maio 23 dezembro 06 março
61 - Umabel 31 julho 12 outubro 19 maio 24 dezembro 07 março
62 - Iah--Hel 01 agosto 13 outubro 20 maio 25 dezembro 08 março
63 - Anauel 02 agosto 14 outubro 21 maio 26 dezembro 09 março
64 - Mehiel 03 agosto 15 outubro 22 maio 27 dezembro 10 março
65 - Damabiah 04 agosto 16 outubro 23 maio 28 dezembro 11 março
66 - Mamaquel 05 agosto 17 outubro 24 maio 29 dezembro 12 março
67 - Ayael 06 agosto 18 outubro 25 maio 30 dezembro 13 março
68 - Habuiah 07 agosto 19 outubro 26 maio 31 dezembro 14 março
69 - Rochel 08 agosto 20 outubro 27 maio 01 janeiro 15 março
70 - Yabamiah 09 agosto 21 outubro 28 maio 02 janeiro 16 março
71 - Haiaiel 10 agosto 22 outubro 29 maio 03 janeiro 17 março
72 - Mumiah 11 agosto 23 outubro 30 maio 04 janeiro 18 março

O Sagrado anjo Guardião

A existência de uma entidade guia ou guardiã é aceita por todos os povos de todas as religiões. Não se trata de uma lenda!

Todo ocultista, mago ou bruxo, mesmo tendo uma visão além da religiosidade, sabe da importância mística e da necessidade de se fazer contato com este guardião para seu próprio desenvolvimento e crescimento como Magista. O trabalho místico com o Sagrado Anjo Guardião, abreviado como S.A.G, é de extrema importância e profundidade sendo evocatório e invocatório e está além de acender uma vela e rezar salmos. Ele é a chave para o domínio sobre os demônios interiores e externos. Além disso, o contato com ele deve anteceder obrigatoriamente a prática de evocar demônios.

A expressão Sagrado Anjo Guardião foi adotada originalmente pela igreja Católica e dentro da magia foi adotada por Aleister Crowley, que chegou a desenvolver ritos específicos com a finalidade de entrar em contato com este ser.

Sagrado anjo  Guardião

Nosso curso avançado aborda sobre o Sagrado Anjo Guardião - S.A.G, além de outros sistemas de magia angélica, dentre eles, Trithemius, Ars Almadel, Abramelin e 72 Angels of Magick Instant Access to the Angels of Power. acesse já o curso avançado de invocações de anjos e arcanjos, clicando aqui.

Existem diversas controvérsias se o SAG é uma entidade externa, ou se é uma entidade interna que muitos dizem ser o próprio "Eu Superior" do adepto.

Muitos acreditam que o SAG seja o anjo protetor, que foi definido por Deus, para guiar e proteger cada pessoa neste mundo, mas este anjo, não se trata do anjo cabalístico que rege os humanos, é uma entidade diferente.

Outros acrediam que é uma força externa que difere do conceito de Guia Espiritual. São energias distintas. O SAG, em teoria, estaria acima do conceito religião. Tanto é, que no texto original, Abramelin adverte que não importa a religião do indivíduo, desde este não a tenha abandonado ou trocado por outra, principalmente se convertido em outra religião.

Crowley tomou conhecimento de um livro intitulado The Sacred Magic of Abramelin the Mage(A Sagrada Magia de Abramelin, o Mago), que descreve detalhadamente todos os passos de uma operação de aproximadamente seis meses para obter contato com o S.A.G e assim obter poder sobre os espíritos.

O Abramelin foi traduzido para o inglês por S. L. MacGregor Mathers, um dos fundadores do grupo ocultista do século XIX, a Hermética Ordem da Golden Dawn. O livro descreve um procedimento ritual pelo qual um magista poderia invocar e unir-se com o seu santo anjo da guarda, ou Sagrado Anjo Guardião (S.A.G.).

Uma vez obtida a cooperação do S.A.G., o aspirante poderia passar a controlar todos os espíritos da natureza e infernais. Por outro lado, caso cometa alguma falha ao executar essa magia, ele poderia tornar-se insano.

De acordo com o livro A Sagrada Magia de Abramelin, o Mago, são necessários seis meses de preparação e devoção total a esta causa. As traduções mais antigas deste livro, dizem que são necessários 18 meses para o adepto estar preparado a invocar o SAG.



Esta postagem lhe foi útil? Por favor, deixe seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão logo abaixo. Seu comentário é importante para nós. Lembrando que não colocamos anuncios nem links que redirecionam para outras páginas, tudo isto, visando a facilidade de acesso ao nosso conteúdo e downloads

Desejo ser notificado sobre respostas deste comentário.



Comentários (0)

Carregar todos os comentários


Outras postagens da categoria Magia que podem lhe interessar

Os 72 nomes de Deus e o Sagrado Anjo Guardião
O que é Goétia?
O que são os 72 daemons da Goétia?
Oráculo do Tarot - Tarô
Oráculo das runas nórdicas - Futhark
Goétia de Salomão ou Salomônica
Goétia Luciferiana
Natureza astral e elemental dos daemons
Os 4 grandes Reis da Goétia
Oráculo das Runas das Bruxas
Pedras e Cristais Esotéricos
A história de Salomão e os 72 anjos


Fale conosco através do whatsapp