Magia / Oráculo das Runas das Bruxas

Magia - Oráculo das Runas das Bruxas

As Runas das Bruxas são perfeitas para os iniciantes na arte da divinação e eu vou te explicar o porquê.
Antes é importante falar sobre sua origem, e o que há de semelhante ou não com as Runas Nórdicas. Diferentemente das runas nórdicas onde os símbolos são na verdade um alfabeto surgido de uma necessidade de compreensão escrita entre guerreiros e mercadores – o Futhark, as Runas das Bruxas são compostas somente de símbolos e a quantidade de peças, são apenas 13.

Sua origem é incerta, acredita-se que seu surgimento deu-se entre os séculos 19 de 20 e era usado somente como oráculo pessoal. Hoje há até quem use com seus consulentes. E quem as criou!? Nossas ancestrais.

Sua popularização veio com a disseminação da religião Wicca, e conforme a tradição Gardneriana se solidificava, mais as Runas das Bruxas ganhavam notoriedade. Como é de praxe, o recomendado é que a própria bruxa fabrique suas runas, particularmente não vejo problema algum em comprá-las de um madeireiro e/ou artesão, desde que, quando for usá-las além de purificar, consagre-as antes.

E por falar em fabricação, os materiais mais indicados para se criar as Runas das Bruxas são: pedras, cristais, madeiras, sementes e conchas. O mais natural possível. A interpretação desse oráculo é intuitiva, bem pessoal, mas ainda assim baseada inteiramente no significado de cada uma das peças. Essa simplicidade faz com que esse método divinatório seja perfeito para o iniciante.

1. Sol
1. Sol
Esta runa é de polaridade extremamente positiva. Representando a energia masculina, vitalidade, ação, atitude, vigor, saúde, cura, crescimento, prosperidade, energização, fertilidade e justiça. Representa ainda o “Deus".

2. Lua
2. Lua
Assim como a lua tem o seu lado negro e pouco revelado, essa runa nos fala do oculto, dos segredos e mistérios, do obscurantismo, do imaginário e da magia negra. Mas seus significados vão além disso. A lua, representa a energia feminina e a grande Deusa. Essa runa nos fala também de transformações, acolhimento, emoções, sonhos, intuição apurada, poderes psíquicos. Nos convida ao aprofundamento, a sairmos da superfície, a darmos mais ouvido a intuição e nos conectarmos ao nosso lado emocional.

3. Voo
3. Voo
Essa runa representa tanto os meios de transporte quanto os meios de comunicação. Representa o movimento, a velocidade e a leveza. Uma notícia pode se espalhar rapidamente, se for um comunicado, isto será positivo, mas se for uma fofoca ou boato, é destrutivo. Entendem a polaridade que essa peça tem!? Seus demais significados são: viagens, comunicação, verbalização, troca de mensagem incluindo mensagens do além.

4. Anéis
4. Anéis
Companheirismo, cumplicidade, parcerias, sociedade, união, grupo de indivíduos que se reúne por um interesse em comum, seja um time se futebol, uma torcida organizada, uma equipe de trabalho ou os membros do Ordem Goética do Brasil. Essa relação não tem conotação amorosa. E o surgimento dessa runa pode indicar êxito nos negócios, o bom favorecimento dessas uniões.

5. Romance
5. Romance
Como o próprio nome indica, essa runa remete ao amor, a paixão. Fertilidade, sexualidade, casal, casamento, amizade colorida, diferente da runa dos Anéis, a runa do Romance nos remete aos relacionamentos amorosos.
Se o casal estiver separado, a presença dessa runa pode indicar reconciliação. É ainda a indicação de uma relação recíproca, onde há amor verdadeiro. Dependendo das combinações com outras runas poderá indicar envolvimento emocional ou a alma gêmea.

6. Mulher
6. Mulher
Órgão sexual feminino, maternidade, cuidar de si e dos seus, criatividade, o lar, sensibilidade, sabedoria intuitiva, pacificidade... Essa runa tem o poder de traduzir todas as características positivas e negativas da energia feminina.

7. Homem
7. Homem
Órgão sexual masculino, virilidade, proteção, paternidade, força, o provedor da família, segurança, e todas as características tipicamente masculinas, inclusive negativas como autoritarismo, brutalidade, agressividade, receio de demonstrar as emoções...

8. Colheita
8. Colheita
Como diz o ditado: quem planta colhe, seja o bom ou o ruim. E essa runa é justamente isso, resultado das ações que cultivamos. Pode ser bênção, oportunidade, fortuna, recompensa, merecimento. Ou aprendizados em forma de castigo.

9. Encruzilhada
9. Encruzilhadas
Escolhas e decisões difíceis que devem ser tomadas. Estar em uma encruzilhada pode gerar medo do desconhecido, estagnação. Quando essa runa aparece é um aviso para que se análise o melhor caminho a seguir. E se você não escolher, o destino escolhe por você. A Encruzilhada nos convida a encontrarmos o nosso rumo, a ultrapassarmos os obstáculos com persistência.

10. Estrela
10. Estrela
Um desejo será realizado, uma meta será alcançada, oportunidades, esperança, proteção espiritual, realização de pedidos. Sonhos se tornarão realidade. Também diz respeito à astrologia. Mas no geral essa runa quer dizer: “The Happy End".

11. Ondas
11. Ondas
Essa runa está relacionada as ondas do mar, logo é fácil associar a mesma às emoções, instabilidade, inconstância, insegurança e falta de controle. Sua presença pede que nos conectemos ao divino, às forças superiores pra enfrentarmos situações que estão fora do nosso controle. Pede para nos unirmos aos Deuses. Do contrário estaremos à mercê das marés.

12. Foice
12. Foice
A runa mais temida do jogo. Sua aparição pode significar a morte no sentido literal ou um aviso de perigo, um término doloroso, rompimentos, o fim de uma situação seja para o bem e para mal. Um ponto final. Fim de ciclo. Nos mostra a importância do desapego. Saber deixar ir e aceitar as rupturas. Nos pede proteção contra o forças do mal. Pode ainda nos sinalizar que é a hora de cortamos as ervas daninhas de nossa vida.

13. Olho
13. Olho
Essa runa é espiritualizada, é a clarividência em si. Sua presença é como nosso terceiro olho, sugere que observamos melhor, pede para vermos por detrás da máscara, perceber nas entrelinhas. Reparar os detalhes, lembre-se “O Diabo mora nos detalhes". Também pode ser um aviso de que você está sendo observado. Alguém te espia... Um stalker, talvez.

Limpando e energizando suas runas

Explicado os significados de cada runa, darei algumas sugestões de uso, que além do jogo, podem ser usadas como amuleto. Mas antes é preciso purificar energeticamente.

Seja lá como foi que suas runas foram adquiridas, sugiro sempre limpar e consagrá-las antes do uso. Para limpar existem diversos métodos, os que mais indico são passar uma a uma pela fumaça de palo santo, seja a própria madeira ou vareta de incenso dessa fragrância. Você pode ainda deixar todas elas mergulhadas no sal groso por pelo menos 3 horas, somente o sal, SEM a água. O processo vai depender do material escolhido para fabricação e adivinhem do que mais? Da sua intuição.

Existem inúmeras outras formas de limpeza, basta pesquisar e escolher a que melhor sentir segurança/confiança e aplicá-la.

Já para energizar, o ideal, principalmente se o material escolhido for cristal, é deixar sob a luz da lua (crescente ou cheia). A lua é pura intuição. Não se esqueça de tirar antes do sol raiar. Põe o despertador pra tocar, se for preciso.

Outra opção é enterrar as peças na terra por 12 horas, pode ser um vaso ou jardim. Se as peças forem de madeira proteja com saco plástico.
Feito isso tudo, sempre que puder mesmo que não vá jogar deixe as runas perto de ti. Conecte-se a elas. E para mantê-las guardadas use sacos, bolsas ou toalhas de pano. E se em algum momento sentir que precisa renovar as energias, após o uso frequente, repita os processos acima.

As Runas das Bruxas podem ser usadas como amuleto, uma vez que você sabe o significado de cada uma das peças e quer trabalhar com uma energia específica, basta carregar a peça consigo ou deixa-la em seu altar.

Métodos de Tiragem

Para quem está se familiarizado o ideal é iniciar tirando uma runa por dia. Servirá como conselho. Leia o significado, reflita.

A forma de escolher a peça é bem simples, em um saquinho ou bolsa onde não possa vê-las, coloque sua mão dentro apenas para misturar as peças e escolher uma. Retire e reflita sobre seu significado e repare nos acontecimentos do seu dia.

Novamente, essas runas tem sim um significado em comum, mas a forma de jogar é de acordo com a sua interpretação. Como elas irão ressoar contigo é inteiramente pessoal.

Depois de memorizar as runas e seu significados, você pode aprender novas jogadas.
Ao invés de uma, poderá retirar três peças. Sendo cada uma representando: passado/presente/futuro. Esse método é para perguntas objetivas.

Círculo

Para as jogadas é possível usar tabuleiros, toalhas, mas podemos simplificar desenhando dois círculos no chão, e depois de chacoalhar o saquinho jogar todas de uma vez em cima dos círculos. As que caírem viradas, com os símbolos para baixo e as que caírem fora do círculo, são descarta da jogada. As demais... Intérprete. E para isso tem duas regrinhas:
As runas que caírem no círculo externo são para responder sua questão. As que caírem no círculo interno servem como conselho.

Há muitas outras formas de uso, que basicamente vai de pessoa para pessoa. E se você tiver algo para acrescentar, divide com a gente.
E se for compartilhar o conteúdo, Nos dê os créditos.



Esta postagem lhe foi útil? Por favor, deixe seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão logo abaixo. Seu comentário é importante para nós. Lembrando que não colocamos anuncios nem links que redirecionam para outras páginas, tudo isto, visando a facilidade de acesso ao nosso conteúdo e downloads

Desejo ser notificado sobre respostas deste comentário.



Veja todos os comentários (0)

Mostrar


Outras postagens da categoria Magia que podem lhe interessar

A história de Salomão e os 72 anjos
O que é Goétia?
O que são os 72 daemons da Goétia?
Oráculo do Tarot - Tarô
Oráculo das runas nórdicas - Futhark
Goétia de Salomão ou Salomônica
Goétia Luciferiana
Natureza astral e elemental dos daemons
Os 4 grandes Reis da Goétia
Oráculo das Runas das Bruxas
Pedras e Cristais Esotéricos