Pedras e Cristais / Cristais Tingidos, Sintéticos e Falsos Funcionam?
O mercado de pedras preciosas é mais sólido e próspero do que se imagina. Logo a falsificação de gemas e cristais é bastante comum e os métodos para tal, são diversos.
No entanto a questão é: as pedras tingidas, sintéticas e falsas funcionam energeticamente?
A resposta não é tão simples, por exemplo, a Howlita. É comum venderem Turquesa reconstituída, que na verdade são Howlitas tingidas de azul, ou seja, uma pedra natural que possui propriedades energéticas específicas, mas vendidas como algo que ela não é, uma falsa Turquesa.
Essa pedra vai funcionar? Sim, vai.
De que forma? Te ajudando a estabelecer metas e alcançá-las, pois está é a função da Howlita.
Agora se quem a adquiriu pensando ser uma pedra preciosa, simplesmente foi enganado. Entende o paradoxo?
O mesmo vale para as Ágatas frequentemente tingidas nas cores mais diversas possíveis. Engana-se quem compra uma Ágata pink achando que ela foi extraída assim da natureza, pois não foi. A pedra foi artificialmente adulterada, colorida para ficar mais atraente, porém seus atributos ainda estão lá. Seus efeitos serão os mesmos do exemplar original.
Mas isto não é regra, pois quando alteramos a cor de um crital ele não necessariamente continuará funcionando do mesmo jeito.
Vide o exemplo da Ametista queimada ou o falso Citrino.
A Ametista como sabemos é encontrada na natureza nas cores que vão do roxo ao lilás, e é amplamente divulgado para termos cautela ao deixarmos a ametista no sol, pois ela perde a cor com o tempo e aos poucos vai se acinzentando o que faz com que seus atributos e propriedades sejam enfraquecidos.
Sendo assim, quando queimam a Ametista em um forno acima de 400 graus celsius para a deixarem amarela e venderem como Citrino, lamento informar, mas não vai funcionar.
Ela nem vai atrair prosperidade, função do Citrino e nem vai transmutar energias, função original da Ametista.
Outro um exemplo, a Obsidiana verde ou a azul, ambas são vidro tingido, são falsas, não são verdadeiras. A Obsidiana de verdade é lava vulcânica derretida que foi cristalizada naturalmente, sua cor é negra.
Obviamente nem a verde e nem a azul funcionarão energeticamente.
Se um terapeuta holístico usar uma pedra dessa que não seja com a função decorativa, ou ele não sabe o que está fazendo ou está te engando.
Além dessas adulterações existem as pedras assumidamente sintéticas, feitas em laboratório. Sendo a mais famosa delas a Zircônia, criada pelo homem para substituir o Diamante. Existem exemplares tão perfeitos que confundem os mais experientes dos gemólogos na hora da identificação.
Há ainda as famigeradas pedras da Lua, do Sol e da Estrela. Todas Made in China. É superacessível encontrá las, pois em qualquer feira de artesanato ou mística, você acha para vender.
A da Lua e a do Sol existem originais na natureza, com preços mais elevados, é claro. Já a pedra da Estrela, não.
O brilho excessivo das pedras do Sol e da Estrela, dá-se pela presença de metais em sua fabricação, (cobre ou manganês), mas ambas são vidro tingido. Eu particularmente as acho lindas, tenho uma de cada, mas não as usaria em ritual algum, jamais.
Quem te disser que elas funcionam como pedras naturais, tá te enganando. Só quer vender.
Autora do post: Prytania
https://www.instagram.com/prytaniaoficial/
https://shopee.com.br/prytaniaoficial/